Organizando a vida!

Posted on abril 26, 2011

10


Bom…o feriado foi maravilhoso! É muito bom rever os amigos, se divertir, matar saudades, se divertir mais ainda, dar risada, escalar, dançar e tudo mais…!! Sempre traz enorme aprendizado e crescimento pessoal…adoro isso =)

Agora é hora de voltar à rotina…! Recentemente eu percebi em mim um grande atraso, principalmente em relação ao ano passado, nas minhas realizações. O blog está indo muito bem, tenho crescido bastante como pessoa, mas ainda sim eu estou sentindo minha vida bastante “enrolado” devido à minha falta de disciplina e à procrastinação excessiva.

Mas graças ao meu bom Deus (ou a força maior que o leitor preferir! rs), o ótimo livro “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” aborda bastante isso e eu estou especificamente no momento de organização e realização de tarefas. O autor apresenta um modelo de organização MUITO legal que foge daqueles padrões que deixam a nossa vida restrita, quadradona…eu gostei muito!

Bom…mas antes disso…vamos aos passos básicos da boa organização e realização de tarefas…! Primeiramente, é importante conscientizar-se da postura proativa, conforme já falei bastante em outro post…pois ela faz a diferença! Ter iniciativa para realizar as coisas é fundamental…e pra isso precisamos saber que somos completamente responsáveis pelos nossos resultados.
Um segundo ponto básico essencial é o autoconhecimento…é importante sabermos o que realmente queremos realizar, o que está em nosso coração de verdade…é um fator-chave para a motivação nas nossas atividades…vislumbrar um objetivo e rumar nesse sentido ajuda DEMAIS na realização das tarefas…é um ótimo complemento à proatividade. =)

Bom…agora vamos à parte da organização (o propulsor principal da realização se encontra nos passos básicos – proatividade e auto-motivação). Esse “modelo” visa alinhar metas de longo prazo (estruturadas nos seus valores mais intrínsecos) às metas semanais. Eu particularmente gosto de dividir um quadro em 4 partes para melhor organizar essas metas, sendo assim:

1- Metas de Longo Prazo
Nessa daqui você apresenta quais os “papéis” que você desempenha em sua vida (no meu caso, coloquei – como profissional, estudante de ADM, dançarino, pessoa e cidadão do mundo). Após definir quais são os seus papeis, pense – no final de 2011, como eu quero estar em relação a esses pontos? – Pronto! Nessa você tem as metas que, de coração, almeja alcançar a longo prazo. Deixe elas anotadas, serão fundamentais nos próximos passos.

2-Definir atividades diárias
Aqui temos o quadro das pequenas coisas que a gente deixa de fazer e que fazem toda a diferença a longo prazo – ir à academia, ler notícias, revisar a matéria dada na aula…coisas que geralmente não tomam muito nosso tempo e que só percebemos o resultado a longo prazo. É o quadro da disciplina! Coloque nele as atividades que pretende realizar diariamente (ou quase)…no meu caso, tem academia, praticar violão, meditar, ler, escrever no meu caderno de notas, ler notícias, ler notícias de negócios, falar “te amo” sinceramente para 3 pessoas, arrumar a bagunça no quarto. São pequenas coisinhas que quando feitas constantemente, trazem uma enorme diferença na nossa vida! Eu costumo a olhar sempre para esse quadro quando estou começando a enrolar no facebook ou em qualquer outra distração. É otimo! =)

3 – Metas semanais
Essas metas são definidas a partir dos papéis criados por você nas metas de longo prazo. Você vai colocando elas e destrinchando cada uma…por exemplo, alinhadas à minha meta de excelência como aluno de administração eu coloquei a meta para a semana de fazer um trabalho, organizar meu TCC e colocar meus estudos de finanças em dia. Quando você alinha aos papéis, as metas ficam mais claras e tornam-se mais motivantes =) Essas metas são maiores e, para uma melhor eficácia, é bom dividi-las em “subtarefas” para conseguir cumprir com maior facilidade. Eu aconselho nesse quadro escrever – “não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje”…haha, pq geralmente as metas semanais são todas jogadas para sexta-feira e perdemos o controle! Ou seja, não adie, cumpra!

4 – Agenda de compromissos
Essa daqui é a clássica agendinha semanal de atividades programadas…é importante para que se cumpram o que nos comprometemos a fazer. É a classica agenda – “segunda feira, às 14h, dentista” (pra economizar espaço eu ponho a hora e uma sigla, rs). É importante pois aloca certas atividades fundamentais. =)

Então, gente…agora o mais importante é escrever isso em um papel e deixar do lado da cama ou, como no meu caso, comprar um pequeno quadro branco e deixar atrás da porta =)

É realmente simples…o problema maior é a organização e a realização! É importante ter disciplina para lutar contra a procrastinação, é importante sentir interesse real pelo que se vai fazer (pense bastante sobre os ganhos que terá realizando as coisas, tudo traz crescimento…basta você enxergar!)…por mais que você possa ter desculpas para não fazer, faça…é aquele movimento a mais quando se está sem vontade que faz a diferença! Enfim, força de vontade é fundamental, portanto, faça com o coração! =)

“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito” (Aristóteles)

Bom, gente…eu sei que pode ter ficado um pouco dificil de entender, mas tentei ser o mais claro possível, eu juro! Rs. Aqui em baixo eu vou colocar a foto do meu quadro pessoal para que vejam que não é tão difícil assim. Pode parecer algo muito “de praxe” ou ineficiente…mas tente fazer! Garanto a vocês que esse “alinhar aos valores fundamentais” faz com que a organização torne-se muito mais eficaz =)

Frases motivacionais como "Change the world" e "Rasta Courage" são a minha marca pessoal! hahaha

Bom…de coração, eu espero ter ajudado! Pra mim ajudou bastante, a ponto de eu querer dividir com vocês! Rs.

Lembrem-se: boa sorte é quando a oportunidade encontra o planejamento (Thomas Edison) 😉

Muita luz a vocês!